Trabalhar na internet é o sonho de muitos brasileiros, afinal você poderá ter mais liberdade de horários e tem mais tempo para sua família. Se você quer impulsionar as vendas e gerar receita para seu blog, site e redes sociais, então você deve utilizar o marketing de afiliados, hoje em dia é possível viver apenas de afiliados, no entanto é necessário conhecer bem como funciona.
Para aprender mais sobre o afiliados, quais seus benefícios e como este mercado funciona, então você deve acompanhar o guia que preparei.
Como utilizar marketing de afiliados para gerar receita?
Esta querendo gerar receita na internet de modo digital? O marketing de afiliados pode ser a solução. Mesmo para você que ainda está no começo e não conhece muito bem seu público-alvo. Ainda assim saiba que o marketing de afiliados poderá ser uma boa opção para divulgar produtos.
Não é necessário ser produtor para ter um produto para a divulgação. Logo em plataformas como a Hotmart é possível encontrar produtor e afiliado no mesmo cadastro. Ou seja, a mesma pessoa produz e divulga produtos de terceiros em suas redes sociais ou no seu blog.
A divulgação é feita através de link, assim como o pagamento é feito mediante uma comissão, as melhores plataformas são Hotmart, Eduzz, e Monetizze. Se você ainda não conhece nenhuma plataforma, apresentarei abaixo, como funciona as 3 principais do mercado:
1º Hotmart
Na Hotmart, você poderá trabalhar como afiliado, como produtor, ou até mesmo criar sua área de membros e assim gerar receitas através de assinaturas. A comissão acontece através de links criados pelo hotlink, atualmente a plataforma está pagando até 80% do valor total do produto.
Se você é iniciante, ainda assim é necessário conhecer bem os produtos que deseja divulgar e entender bem se esses produtos atendem às necessidades de sua persona.
2º Eduzz
Os infoprodutos são os principais objetivos, entretanto, há possibilidade também de trabalhar com produtos físicos, nesta plataforma existem 3 tipos de usuários que são: produtores, afiliados e consumidores. Sendo assim, a Eduzz abre espaço para vendedores e afiliados, seu aplicativo está disponível para Android e IOS.
3º Monetizze
De maneira idêntica, esta plataforma também trabalha com infoprodutos e produtos físicos. Na Monetizze você poderá disponibilizar o conteúdo digital para download. também é possível trabalhar com vários nichos, você deve escolher aquele que seja mais parecido com seu perfil.
Como o Marketing de Afiliado funciona?
Através deste modelo de marketing, é possível distribuir adequadamente as responsabilidades de marketing e criação de produtos, suas habilidades poderão ser alavancadas o que torna a estratégia ainda mais eficiente. Por padrão há 3 partes que são envolvidas no marketing de afiliados, confira:
- Vendedor e criadores de produtos;
- O afiliado ou anunciante;
- O consumidor.
Sendo assim, apresentarei como funciona cada um dos perfis que mencionei acima, para ajudar você que deseja entrar neste mercado e não sabe por onde iniciar um projeto.
1º Vendedores e Criadores de Produtos
Geralmente, o vendedor poderá ser um empresário individual ou uma grande empresa, também poderá ser vendedor, comerciante, criador do produto ou varejista. Igualmente, os produtos poderão ser um objeto físico, tutoriais, ou apenas algum conteúdo para download.
A princípio, o dropshipping surgiu graças ao marketing de afiliados, este modelo de negócio pretende utilizar afiliados para ajudar na promoção de seus produtos.
2º Afiliado ou Editor
Em primeiro lugar, trata-se do indivíduo que comercializa o produto do vendedor nas suas redes sociais ou em seu blog. Sendo assim, é necessário utilizar técnicas de persuasão e de copywriting para atrair a atenção de seu público-alvo. Quando o consumidor compra seu produto clicando em seu link, você consegue gerar um lucro através de comissão.
Os afiliados atualmente, trabalham atendendo a um nicho específico ou subnicho, de acordo com seu perfil profissional ou interesses pessoais. Para atrair um bom número de clientes, ofereça sempre bons conteúdos, cuide das imagens para que sejam de boa qualidade e aproveite as promoções sazonais.
3º O Consumidor
O papel do consumidor é de impulsionar as vendas, ou seja, através das compras dos produtos nos links que são gerados pelas plataformas. Uma prática bem aceita seria informar ao consumidor que o produto ou serviço a ser oferecido será gerado uma receita no seu blog/site.
Quais as formas de pagamento?
Aumentar a renda online é uma realidade em todo o mundo. O marketing de afiliados é o principal responsável por gerar receita para seus canais. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que existem várias formas de pagamento. Claro, dependendo de cada plataforma, abaixo mostrarei algumas:
1º Pague por Venda
Esta é a estrutura mais conhecida e utilizada no momento, o comerciante deverá pagar uma porcentagem do preço do produto, após a compra. Nas redes sociais, este é o modelo mais popular que os produtores de conteúdo usam para monetizar seus perfis nas redes sociais.
Ex: Hotmart, Monetizze, Eduzz, etc…
2º Pague por Lead
Aqui, o afiliado será pago toda vez que um lead for convertido, você deve aprender a persuadir para chamar a atenção de seu público-alvo, há várias formas de converter um lead, que poderão ser as seguintes:
- Preencher o formulário;
- Inscrever-se para avaliar um produto;
- Assinar um boletim;
- Fazer download de software e aplicativo, etc.
Você é quem deve escolher a melhor forma de gerar lead, sendo assim, também convém dar uma olhada na concorrência para aprender como eles utilizam esta técnica. Ex: Aplicativos de celular, anúncios de empresas…
3º Pague por Clique
Cada vez que o cliente for direcionado para a página do comerciante, você será remunerado, esta técnica é muito utilizada pois ajuda muito a aumentar o tráfego na web.
Além disso, o afiliado consegue ter um melhor envolvimento entre o produto e o consumidor, que poderá checar informações que estão na página de vendas.
Faça um planejamento e estude sobre todas as estratégias e plataformas que existem atualmente. Sendo assim, não esqueça de mensurar seus resultados, mantenha as estratégias que estão trazendo um bom retorno. Ex: Aplicativo de celular, anúncios de empresas…
Razões para se tornar um afiliado comerciante
Existem várias razões para começar a ter uma renda extra como afiliado. Ainda tem dúvidas sobre a eficácia desse modelo de marketing? Veja a seguir alguns de seus benefícios:
1º Renda passiva
Este é o único trabalho até o momento onde podemos ganhar dinheiro mesmo estando dormindo. Porém é necessário investir uma quantidade de tempo inicial, para que no futuro você possa obter o retorno inesperado, para ter um bom fluxo de receita você deve aprender a melhorar suas habilidades de marketing.
2º Não há suporte ao cliente
Com o marketing de afiliados não há necessidade de se preocupar com o suporte e com a satisfação de seus clientes, este é um dever dos vendedores individuais e das empresas que estão oferecendo os produtos ou serviços.
As reclamações relacionadas ao produto ou serviço devem ser resolvidas pelo vendedor, o afiliado apenas faz a divulgação nas redes e sites.
3º Trabalhe em qualquer lugar
Este é um trabalho que necessita apenas de um computador com internet para funcionar, ou seja há uma flexibilidade de horário e de local de trabalho, já que o afiliado é quem escolhe onde pretende trabalhar, se é em casa, em um home office ou em um coworking.
4º Contribui para a redução de custos
No marketing de afiliados não há necessidade de pagar taxas iniciais, para os iniciantes que não possuem muitos recursos para investir esta é uma ótima opção, pois você também não precisa criar um produto para começar a divulgar.
5º Conveniente e flexível
Se você é freelancer e está buscando uma maior independência, o afiliados é a melhor opção do momento, afinal, graças a este serviço você poderá permanecer próximo a sua família e também fazer seus próprios horários.
Também é possível diversificar seu portfólio, sem ter que seguir restrições e regulamentos de empresas.
Quais os canais mais comuns para Marketing de Afiliados?
Para atender o público ideal e com isso, conseguir garantir um bom engajamento, é necessário ter uma variedade de canais, que ajudarão na promoção de seus produtos ou serviços.
Quer saber quais são esses canais, acompanhe a seguir algumas sugestões que serão apresentadas abaixo:
1º Influenciadores
Estes indivíduos possuem o poder de facilitar a tomada de decisão, pois costumam ter um grande número de seguidores em suas redes sociais, é possível encontrar campanhas de marketing de influenciadores em redes como Instagram, por exemplo.
2º Bloggers
Graças aos blogueiros, é possível obter um bom número de conversões, o blogueiro consegue realizar amostras detalhadas do produto, dando ênfase aos seus benefícios.
Sua grande influência ajuda na divulgação de produtos e captação de clientes, tenha cuidado na escolha de produtos, apenas escolha produtos de qualidade e que tenha referência.
3º Microsites
Para aumentar ainda mais o volume de vendas, pode-se utilizar a mídia paga. Para utilizar sites de parceiros ou de listagens patrocinadas em mecanismos de busca, você deve ter cuidado para oferecer conteúdo relevante e focado no público-alvo.
4º Lista de e-mail
O e-mail marketing ainda é uma estratégia muito utilizada, a lista de e-mails é uma ferramenta perfeita para ajudar na promoção dos produtos do vendedor, você poderá aproveitar os boletins informativos e colocar hiperlinks para os produtos.
5º Sites de grande mídia
É um dos recursos que ajudam a aumentar o tráfego em seu site ou rede social, estes sites costumam utilizar banners e links contextuais para conseguir direcionar os usuários para sua página. Graças a este método, há possibilidade de elevar ainda mais a taxa de conversão.
Dicas para desenvolver uma carreira no Marketing de Afiliados
Construir uma excelente carreira de afiliado é possível, no entanto, você deve aprender sobre marketing digital, criação de conteúdos para web, técnicas de persuasão e vendas, outras técnicas também poderão ser aperfeiçoadas para ajudar na sua carreira como um afiliado, confira abaixo:
1º Estabeleça um bom relacionamento
Trabalhe para atrair um público qualificado, que poderão demonstrar interesse por seus produtos ou serviços, dessa forma, você poderá adaptar campanhas para um nicho específico, o que proporciona um aumento de probabilidade de conversão.
2º Seja pessoal
Devido a possibilidade de escolha dos produtos, você poderá escolher apenas aquele que possui maior afinidade, assim, se os produtos são valiosos para seus consumidores, haverá uma excelente taxa de conversão.
Quando você torna sua marca mais pessoal, até o envio de e-mails é mais personalizado, esta também é uma ótima opção para quem deseja conseguir guest post.
3º Faça a revisão de produtos e serviços
Com a variedade de produtos e serviços que podemos encontrar, é necessário realizar uma revisão, para saber se estes produtos estão atendendo às necessidades de sua persona ou público-alvo, você poderá analisar quase tudo o que há disponível na internet, que poderá ser:
- Produtos físicos;
- Software digital;
- Serviços reservados online.
Se deseja melhorar suas métricas de conversões, tenha cuidado com a criação de conteúdos, disponibilize conteúdos que agreguem valor para seu cliente, que possa esclarecer uma possível objeção levando-o para a próxima etapa no funil de vendas.
4º Tenha várias fontes de receitas
Você poderá incluir juntamente com o marketing de afiliados outras técnicas que fará sua receita aumentar. É possível unir campanhas de e-mail marketing, com redes sociais, com tráfego orgânico e pago. Para ser bem-sucedido é necessário desenvolver um mix de estratégias de marketing.
Tendências de Marketing de Afiliados para 2021
Nos programas de afiliados também encontramos tendências que deverão ser cumpridas para 2021, se você deseja obter êxito com esta estratégia, é importante observar quais são essas tendências para buscar adaptação, abaixo apresentarei algumas tendências relevantes para este segmento:
1º Relatórios e atribuição
A cada semestre surgem novos modelos de relatórios e atribuição, é possível por exemplo, ter uma visão de canal cruzado e funil completo para entender como as táticas de marketing atuam em conjunto.
2º Direcionamento de nichos de influência
Esta é uma tendência que vem ocorrendo há um certo tempo, graças às palavras-chave de cauda longa, você poderá criar conteúdos para um nicho bem específico, este é um público que costuma ser confiável, direcionado e que garante uma maior taxa de conversão.
3º LGPD e os dados pessoais
A Lei Geral de Proteção de Dados já está em ação desde o ano de 2018, após a criação desta lei, os afiliados apenas poderão obter dados de clientes por meio de consentimento, além disso, é importante informar que você receberá uma comissão toda vez que alguém clicar em seu link.
Para não perder clientes, esteja em constante atualização profissional, não deixe de fazer o download do meu ebook e coloque em prática os conhecimentos adquiridos em sua estratégia. Procure se adaptar às tendências que estão sendo incluídas no segmento, ofereça sempre um bom conteúdo.
Melhores nichos para trabalhar e oferecer conteúdo
Você tem a possibilidade de escolher vários nichos para trabalhar como afiliado, no entanto, os especialistas indicam que você escolha somente aquele que mais possui afinidade, que tem maior conhecimento e facilidade para trabalhar.
Se você quer conhecer os principais nichos de mercado para o afiliado, acompanhe abaixo, uma pequena lista que preparei:
1º Alimentação
O nicho de alimentação é perfeitamente indicado para quem está buscando um hobby ou para aqueles que apenas querem uma renda extra. Você poderá aprender a cozinhar ou apenas dar cursos online sobre técnicas de preparo e conservação de alimentos.
Além disso, também é possível ganhar dinheiro com infoprodutos, você poderá criar receitas para pães, marmitas fit, receitas só vegetarianas ou veganas.
2º Vida saudável
Há um certo tempo, existe uma certa procura por assuntos relacionados à vida saudável e bem-estar, também podemos encontrar a possibilidade de explorar micro-nichos, por exemplo;
- alimentação saudável,
- prática de esportes,
- meditação,
- yoga… , é necessário fazer uma pesquisa detalhada para saber qual assunto se encaixa em seu perfil.
3º Carreira e negócios
Atualmente, para se manter ativo no mercado não basta ter o diploma de nível superior, acima de tudo você deve buscar atualização constantemente, as empresas estão buscando por profissionais que estão sempre se atualizando.
Se você tem especialização na área de carreira, esta é igualmente uma excelente opção para você desenvolver seu blog e com seu conteúdo ajudar pessoas que desejam melhorar o currículo ou passar por um processo de transição de carreira.
4º Mercado Pet
Todo mundo praticamente tem um animal de estimação em casa, você poderá por exemplo, criar um blog com dicas de cuidados básicos para o dia a dia de seu pet. Sendo assim, também é possível incluir dicas sobre alimentação, cuidados com a saúde, etc.
Entenda a importância do nicho
Através do nicho de mercado podemos escolher programas de afiliados que realmente poderão atender às necessidades de seus clientes, como resultado, você também aumenta suas chances de sucesso.
O conteúdo também será direcionado para o público correto, o que aumenta ainda mais as chances de boas taxas de conversão.
Estude com cuidado todos os nichos e programas que já existem, confira quais são seus possíveis concorrentes e então analise a forma como eles trabalham com seus canais de atendimento.
Onde aprender mais sobre Marketing de Afiliados?
No meu blog existem vários artigos relacionados a marketing digital e como gerar renda extra através de um computador ou celular de qualquer lugar que você esteja, então você também poderá aprender mais sobre marketing de afiliados realizando o download de meu ebook.
Neste Ebook Marketing Digital Para Afiliados, você vai aprender a criar um negócio online do zero, sendo assim, ensinarei os seguintes tópicos:
- Entenda o que é ser um afiliado;
- Montando uma estrutura de vendas;
- Gerar tráfego para conversão de vendas.
Portanto, aproveite para começar a ter um negócio do zero, baixe meu ebook e pratique os conceitos que foram ensinados, este ebook é um resumo de como trabalhar em casa que desejo compartilhar com você.
Deixe um comentário