Google ADS

Como anunciar no Google Ads?

Compartilhe

Você tem uma empresa ou um pequeno negócio e gostaria de vê-lo em destaque na 1ª página do Google? Deseja atrair mais vendas? Ou trabalhar com gestão de tráfego e ser bem remunerado por isso? Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, precisa saber como anunciar no Google Ads!

          Não importa se você já tem um negócio e quer vê-lo crescer, atraindo mais clientes e, consequentemente, mais vendas. Ou se apenas quer adquirir uma nova habilidade para que possa prestar serviços para tantas empresas já existentes. Aprender a lidar com o Google Ads é essencial.

          Essa ferramenta possibilitará que você ganhe dinheiro através de anúncios pagos. E, para que você aprenda como anunciar no Google Ads, eu fiz esse artigo. Aqui, você aprenderá, em detalhes, o passo a passo para que o seu anúncio apareça na 1ª página do Google! Se interessou? Então, continue lendo!

Mas, antes de começar, você sabe o que é o Google Ads?

          Estou te perguntando isso porque muitas pessoas têm vontade de dominar essa ferramenta, mas nem sabem o que ela é. Menos ainda como é o seu funcionamento. É por essa razão que eu vou te explicar mais sobre o Google Ads agora.

          O Google Ads (que antes era chamado de Google Adwords) é a plataforma de gerenciamento de anúncios do Google. Ao utilizá-la, é possível que você desenvolva anúncios bem segmentados de acordo com o seu público, região e palavras-chave.

Além disso, ainda pode definir se esse anúncio vai aparecer só no Google ou também em sites parceiros. Exemplos de sites parceiros nos quais as suas propagandas podem aparecer são YouTube, Gmail e Google Maps.

Uma das maiores vantagens de anunciar no Google é o custo-benefício. A partir de um investimento de R$ 40,00, você já pode colocar um anúncio para circular. E, mesmo os valores pequenos, quando bem direcionados, têm potencial para trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Como funciona o Google Ads?

          O funcionamento do Google Ads é bem interessante, pois te permite fazer um gerenciamento de anúncios livre. Isso quer dizer que você não precisa de contratos. E que o seu retorno financeiro dependerá do desempenho do seu anúncio.

          Para anunciar, você deverá ter algumas informações bem definidas, como o objetivo da campanha e onde quer que os anúncios apareçam. Além disso, o que você quer escrever no anúncio, a segmentação do seu público e o seu limite de orçamento.

          O seu orçamento pode ser configurado por dia, por mês ou para toda a duração da campanha. E você pode escolher, entre três formas, como prefere pagar:

  1. CPC (custo por clique): a cobrança será feita conforme os anúncios recebem cliques. Nesse caso, o valor a ser pago varia de acordo com a concorrência da palavra-chave escolhida.
  2. CPM (custo por mil impressões): o anunciante paga a cada vez que o anúncio atinge mil impressões. Ou seja: cada vez que é visualizado por mil internautas, mesmo que eles não cliquem ou se tornem clientes.
  3. CPA (custo por ação): a cobrança é feita quando o usuário realiza alguma ação no site.

          Cabe destacar que, de acordo com as suas definições, os anúncios do Google podem ser dispostos das seguintes formas:

  • Rede de pesquisa: sabe quando você realiza uma busca no Google e aparecem links em destaque antes dos resultados orgânicos? Eles estão marcados com uma tag escrita “anúncio” e são direcionados de acordo com a palavra-chave.
  • Rede de display: são aqueles anúncios que aparecem em sites e aplicativos parceiros do Google. Ou seja: no YouTube, Gmail, Google Maps, Google Play… O anúncio é direcionado de acordo com a segmentação de assuntos e interesses do público-alvo.
  • Vídeo: sabe os anúncios que aparecem quando você está assistindo a algum vídeo no YouTube? Pois é, eles são veiculados pelo YouTube Ads (também do Google). E podem ser em forma de banners, enquetes ou vídeos (que o telespectador pode pular ou não).
  • Lojas de aplicativos: para quem quer anunciar aplicativos na Google Play Store, essa é a opção ideal! Os anúncios aparecem em destaque quando o usuário realiza uma busca na loja de aplicativos.
  • Shopping: sabe a aba “shopping” do Google? Anúncios de lojas virtuais podem aparecem em destaque nela quando o internauta pesquisar por determinado produto que tenha interesse.

Uma vez que você colocar o seu anúncio no Google Ads, é essencial que monitore a sua movimentação. Assim, poderá analisar como tem sido o desempenho da campanha. Mensurando os resultados e definindo os pontos de melhora.

Dessa forma, vamos aprender definitivamente como anunciar no Google ADS corretamente!!!

O passo a passo definitivo de como anunciar no Google Ads!

          Chegou o momento que você mais estava esperando! Você já sabe o que é o Google Ads e como a plataforma funciona. Agora, eu vou te contar todo o passo a passo para que você aprenda como anunciar no Google Ads! Você quer aprender, não é mesmo? Então, continue lendo e coloque tudo em prática!

E aprenda definitivamente, como anunciar no Google ADS!!!!

1 – Você precisa de uma conta no Google para anunciar no Google Ads

          Antes de mais nada, se você ainda não tem nem uma conta no Google, eu vou te ensinar a criá-la. Se já tem, pode partir para o próximo passo!

Para criar a sua conta, acesse www.gmail.com e clique em “Criar uma conta”. Preencha todos os dados solicitados, com um número de telefone ao qual você tem acesso. Nele, você receberá um código de verificação para ativar a sua conta.

Uma vez que o seu e-mail for verificado, ele está pronto para ser utilizado. E isso significa que você tem uma conta no Google.

2 – Crie uma conta no Google Ads

          Se você ainda não tem uma conta no Google Ads, o primeiro passo para poder anunciar na plataforma é criá-la. Para isso, basta entrar em: ads.google.com. Ou apenas digitar “ads” na barra de navegação do Google, que ele te levará até a página inicial da plataforma.

          Feito isso, você perceberá que a plataforma é bem intuitiva e irá te guiar ao longo do processo. Basta clicar em “Começar agora” para vincular o seu e-mail. É provável que você também precise preencher algumas informações sobre a sua empresa ou site/blog.

          Aqui, deverá configurar qual é o país de faturamento (o país onde a empresa é registrada) e o fuso horário. Além disso, irá configurar também com qual moeda que irá trabalhar.

Logo depois, disso será redirecionado a uma página de campanhas. Aqui, com o seu cadastro concluído, você já poderá começar a criar campanhas e grupos de anúncios para sua empresa.

Cabe destacar que cada campanha consiste em um conjunto de grupos de anúncios. Os grupos de anúncios são anúncios relacionados de acordo com os produtos/ serviços que você oferece e suas palavras-chave.

3 – Insira as suas informações de pagamento

          Como as campanhas são pagas, essa é uma etapa importante. Para fazê-la, basta clicar em “Configurações”, no alto da tela. Então, selecione “Faturamento e pagamento” e preencha com todas as informações solicitadas. Ao fim dessa etapa, você precisa estar de acordo com os termos do Google.

4 – Comece a criar a campanha, definindo a sua meta

          Uma vez que você realizou todo o cadastro no Google Ads, é hora de criar a sua primeira campanha! Para isso, basta clicar no botão “Criar campanha”. Então, você será direcionado a uma página na qual deverá escolher a meta da mesma.

          As opções disponíveis são:

  • Vendas (gerar vendas online, no aplicativo, por telefone ou em loja física);
  • Leads (incentivar clientes a realizar ações para gerar leads e outras conversões);
  • Tráfego do site (atrair as pessoas certas para visitarem o seu site);
  • Consideração de produto e marca (incentivar que as pessoas explorem os seus produtos ou serviços);
  • Alcance e reconhecimento de marca (alcançar um público-alvo amplo e promover reconhecimento);
  • Promoção de app (gerar mais instalações, interações e pré-registros do seu app);
  • Visitas a lojas locais e promoções (impulsionar visitas a lojas locais. Entre essas lojas, se incluem restaurantes e concessionárias);
  • Criar uma campanha sem meta (nessa opção, é possível criar qualquer tipo de campanha, sem recomendações de meta).

          A partir dessa escolha, você receberá sugestões de configuração para que a campanha tenha um melhor desempenho. Cabe lembrar que apenas uma meta pode ser escolhida. E que ela deve refletir seu o principal objetivo para com a empresa.

5 – Selecione o tipo de campanha

          Lembra que, quando falávamos sobre o funcionamento do Google Ads, comentamos sobre as maneiras que os anúncios podem ser dispostos? Dependendo da meta que você selecionar, você terá diferentes opções de tipos de campanha. De uma maneira geral, são elas:

  • Rede de pesquisa: anúncios de texto que são direcionados a pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço. Esses anúncios aparecem em destaque para as pessoas que pesquisam algo no Google.
  • Rede de display: permite exibir diferentes tipos de anúncios na web, veiculando os seus anúncios em sites parceiros do Google. Os anúncios podem aparecer no YouTube, Gmail, em sites de notícias e mais.
  • Shopping: se você vende algo, essa é uma ótima opção! Os seus itens aparecerão em anúncios do Google Shopping, facilitando a experiência do cliente em encontrar o que precisa. Assim, é uma boa possibilidade para aumentar suas vendas online.
  • Vídeo: criando anúncios em vídeo, você aumenta o seu alcance. Afinal, eles podem ser exibidos no Google ou em outras páginas da Internet. A vantagem dos vídeos é que eles captam a atenção dos internautas e geram engajamento.
  • App: com esse tipo de campanha, você promove aplicativos dentro do Google Play e de outros apps. Além disso, os anúncios também podem ser exibidos na rede de display e no YouTube, por exemplo.
  • Smart: selecionando esse tipo de campanha, o Google Ads gera anúncios automáticos para você. Essa é uma maneira prática de anunciar sem ficar se preocupando muito.
  • Local: essa é a opção ideal se a sua intenção for atrair clientes para uma loja ou um local físico. Os anúncios são exibidos nas redes do Google, incluindo o Google Maps.
  • Discovery: com essa opção, os anúncios podem ser exibidos no YouTube, no Gmail, no Discover e em outros produtos.

Dependendo do que você escolher nessa parte, terá mais algumas opções para selecionar antes de seguir para o próximo passo. Sendo assim, faça isso de acordo com a sua meta, preenchendo todas as informações solicitadas.

Depois disso, é hora de preencher as configurações e fazer a segmentação e definição de público-alvo.

6 – Preencha as configurações gerais da campanha

         Nessa etapa, você irá preencher todas as informações sobre as configurações gerais da sua campanha. Em outras palavras, deverá escrever o nome da campanha. Além disso marque em quais redes deseja que ela apareça.

7 – Defina o público-alvo e a segmentação

          É nessa etapa que você deve definir, com o máximo de detalhes possível, todas as informações de segmentação e público-alvo. Por isso, é essencial que você tenha tudo pré-definido desde antes de montar a campanha: para não ter dificuldades.

          Essa segmentação acontecerá das seguintes maneiras:

  • Geográfica: aqui, você irá selecionar os locais nos quais esse anúncio deve aparecer. Isso é essencial, principalmente se você tem uma loja física ou só realiza entrega em determinadas regiões.
  • Idiomas: a sua campanha é só para quem fala português ou para pessoas que falam outros idiomas? Defina isso aqui!
  • Público-alvo: nessa parte, você tem a opção de definir o seu público-alvo de acordo com dois critérios.
    • Com o que ele pesquisa no Google: ou seja, com base nas pesquisas que os seus clientes ideais realizam.
    • Inserindo informações sobre essas pessoas: assim, você pode definir todas as características do seu público-alvo. Desde as informações demográficas detalhadas até os seus interesses e hábitos.

Ao fim dessa parte, você poderá selecionar como esse público-alvo será segmentado. As opções são mantê-lo segmentado de acordo com o que você selecionou ou marcar “observação”. Marcando “observação”, você não restringe o alcance da sua campanha somente ao público selecionado.

8 – Defina o seu orçamento

          Realizando a definição do orçamento médio diário da campanha, você coloca um limite de gastos por dia. Esse limite de nunca será extrapolado. E os valores finais podem até ser menores do que o valor definido por você.

Em outras palavras, o valor médio definido é feito a partir de um cálculo. Esse cálculo consiste na multiplicação entre o valor que você definiu por dia e o número de dias do mês. O Google Ads define uma média de dias do mês: 30,4. Então, o valor pago nunca ultrapassará o valor do limite diário multiplicado por 30,4.

Para o entendimento ficar bem claro, vou exemplificar. Suponhamos que você definiu gastar, no máximo, R$ 10,00 por dia. Nesse caso, o valor mensal que você irá pagar nunca ultrapassará R$ 304,00. De acordo com a sua campanha, você também poderá configurar lances e extensões de anúncio.

9 – Crie um grupo de anúncios (campanha) de acordo com as palavras-chave

          Na parte de criar o grupo de anúncios, é hora de inserir as palavras-chave e redigir os textos. Para não demorar nessa etapa, é essencial que você tenha tudo isso pré-definido antes de começar a montar a campanha.

          Além disso, você deve preencher todas as outras informações solicitadas em detalhes. O nome do grupo do anúncio, o link da página anunciada e o produto/ serviço oferecidos são muito importantes. 

10 – Defina as palavras-chave

          Lembre-se de que as palavras-chave são essenciais para que os internautas cheguem ao seu site ou seu estabelecimento. Por isso, as defina de maneira que, quando o público-alvo realizar a pesquisa, o anúncio seja direcionado de maneira eficaz.

Existem diversos sites que podem te auxiliar nessa etapa, como o SemRush e Ubersuggest. Inclusive, eles até indicam qual é o custo por clique das palavras-chave, se houver.

11 – Inserir os títulos e textos do anúncio do Google ADS

          Chegando ao final da criação do seu anúncio, é hora de inserir os títulos e os textos. Para tal, é necessário que você tenha a sua estratégia bem alinhada em mente, a fim de conquistar o internauta. Além disso, tenha em mãos qual é o link da landing page do anúncio.

          Conforme você for preenchendo as informações, aparecerá um quadro mostrando como está a qualidade do seu anúncio. Inclusive, basta você clicar em “visualizar mais” em frente aos critérios para ter uma explicação detalhada sobre cada etapa. Também vou te dar algumas dicas aqui no texto.

          Abaixo desse quadro, há a imagem de um navegador, simulando o seu anúncio em primeiro lugar no Google. Dessa maneira, você já pode ter uma ideia clara de como ele vai aparecer para a audiência.

          Agora, veja algumas dicas essenciais para que a parte escrita do seu anúncio seja bem precisa:

Título

          O título do anúncio é a parte mais visível do mesmo. É aquela parte que aparece em letras maiores e azuis. Ele é muito importante porque é a parte mais chamativa do texto. Por isso, deve se comunicar claramente com o público.

Você pode inserir mais de um título e eles ficarão separados por um hífen na vertical. Lembre-se de que cada título deve ter, no máximo, 30 caracteres. Além disso, o tamanho total de títulos são duas linhas, não mais do que isso.

Para se comunicar com o seu público-alvo, você pode utilizar algumas estratégias:

  • Tocando da dor do seu público-alvo: “Não tem resultados com o Instagram?” ou “Sofrendo com dor nas costas?”.
  • Provocando a audiência: “Cansada de cozinhar?” ou “A melhor estratégia para crescer nas redes sociais”.
  • Chamando o público: “Redação de conteúdo para o seu blog” ou “Marmitas saudáveis entregues na sua porta”.
  • Oferecendo uma informação: “Descubra como se alimentar melhor” ou “Como melhorar o engajamento em 10 passos”.
  • Despertando a curiosidade: “Os seus posts flopam?” ou “O que ninguém nunca te contou sobre ter uma rotina saudável”.

Descrição

          Logo abaixo do título, em letras menores e pretas, aparece a descrição do anúncio. Nela, você pode usar até 90 caracteres para fazer com que o internauta clique no seu anúncio. Por isso, por mais que o título seja a parte mais importante, você deve caprichar aqui também!

          Para tal, faça o uso de argumentos que ajudarão o leitor a decidir se deve clicar no seu site. Veja algumas estratégias:

  • Descreva os recursos e as funcionalidades do produto: “Marmitas saudáveis, feitas com ingredientes orgânicos” ou “Potes retangulares de 1l, BPA free”.
  • De maneira clara e resumida, explique qual solução você fornece: “Melhore o seu engajamento no Instagram” ou “Alimentação saudável e prática sem sair de casa”.
  • Mostre alguma característica única que pode levar o cliente a te escolher: “10 anos de experiência na área” ou “Mais de 1000 clientes satisfeitos!”.
  • Faça o uso de provas sociais, indicando a sua autoridade e seu bom desempenho: “Vencedora do prêmio de melhor escola da região” ou “Restaurante indicado 3 vezes no Guia Michelin”.
  •  Use frases para descartar quem não faz parte do seu público-alvo: “Somente para estudantes universitários” ou “Envios apenas para o Sudeste”.
  • Uma CTA (ou chamada para ação): “Compre hoje com 50% de desconto!” ou “Faça o download agora mesmo!”.
  • Faça uma promoção: “30% extra de desconto!” ou “Teste grátis por 7 dias”.

12 – Revise a campanha

          Ao fim dessa etapa, o seu anúncio estará pronto! Portanto, você será encaminhado a uma página de revisão do anúncio. Uma vez que revisá-lo, basta clicar em “Publicar”.

13 – Acompanhe o desempenho

          O último passo é acompanhar o desempenho da sua campanha. Para isso, você pode usar a própria página de campanhas do Google Ads. Nessa etapa, existem duas métricas que são importantes de se observar: o ticket médio e o CAC (custo de aquisição por cliente).

          O ticket médio é a média do valor que cada cliente gasta em uma compra. Esse valor é gerado a partir da média entre dois valores. O primeiro é a quantidade de vendas e o segundo é número de clientes que geraram o volume de compras.

          O custo de aquisição de cliente (CAC) é o valor que você gasta em marketing para fechar uma compra. Nesse custo, são incluídos todos os valores relacionados às campanhas. Com a análise desses dois dados, você deve chegar à conclusão se a campanha está funcionando bem ou não.

Concluindo…

         Enfim, aqui nesse texto, você aprendeu mais sobre a plataforma que pode alavancar as suas vendas. Definitivamente, agora que já sabe como anunciar no Google Ads. Que tal colocar o seu aprendizado em prática? Releia o texto e vá aplicando todas as dicas enquanto cria a sua primeira campanha!

Gostou desse passo a passo de como anunciar no Google ADS??? Sendo assim, deixe seu comentário aqui embaixo, sua opinião é muito importante. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até mais…

Compartilhe

Descubra Como Iniciar Corretamente e Obter Sucesso No Marketing Digital.

Digite seu e-mail e receba totalmente de graça meu E-BOOK "MARKETING DIGITAL Para Afiliados"

  • O que é um sistema de Afiliado;
  • Montando uma estrutura de vendas;
  • Como gerar tráfego para conversões e muito mais...
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro