Google ADS

Como ganhar dinheiro com e-book?

Compartilhe

Muitas pessoas têm vontade de ganhar dinheiro na Internet, mas não fazem ideia de como começar. Já pesquisaram várias coisas, acham que não se encaixam em nenhuma delas ou que não são rentáveis o suficiente. Então, se questionam: será que tem como ganhar dinheiro com e-book?

Afinal, será que esse modelo de produto digital não está ultrapassado? Será que as pessoas ainda têm interesse em ler? Será que alguém pagaria pelo meu conhecimento dentro de um livro digital? Eu escrevo bem, será que posso produzir um e-book para outra pessoa e ganhar dinheiro assim?

          Bem, eu estou aqui para te contar que tem como ganhar dinheiro com e-book! E existem várias formas para que isso aconteça. Você pode produzir o seu próprio material, escrever ou fazer o design para outras pessoas. Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, continue lendo porque vou explicar tudo!

Para início de conversa, o que é um e-book?

          Não tem como você pensar em ganhar dinheiro com e-book antes de entender o que é esse produto. Por isso, vou te explicar! Um e-book é um livro em formato digital. Ele pode ser lido em computadores, celulares, tablets e em e-readers, como o Kindle.

          Muitos dos famosos livros impressos que estão disponíveis no mercado também são adaptados em forma de e-book. Mas um livro digital não precisa, necessariamente, ser adaptado para a impressão. Ele pode ser produzido e vendido apenas como livro digital mesmo.

Quais são as vantagens do e-book para o leitor?

          O e-book é um formato de livro que traz diversas vantagens para os leitores. Veja só:

  • Ele pode ser lido a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso, porque pode, facilmente, ser acessado via celular, computador, tablet ou e-reader.
  • Não precisa ser armazenado em lugares físicos. Isso é uma grande vantagem para as pessoas que vêm adotando um estilo de vida mais minimalista, por exemplo.
  • Podem ser, facilmente, carregados para qualquer lugar. Afinal, podem ser armazenados na nuvem. Essa é uma grande vantagem frente aos livros impressos que costumam ser grandes, pesados e difíceis de carregar.
  • É mais econômico. O e-book é um formato de livro mais barato, pois não exige grandes gastos com impressão e afins. Esse é outro motivo pelo qual os leitores vêm adotando ainda mais esse tipo de produto.
  • Além disso, evita desperdícios. Pense bem no quanto de papel é desperdiçado por conta da impressão de livros que são lidos somente uma vez. E, posteriormente, terminam indo para o lixo.
  • Bons e-books trazem conteúdos excelentes e completos. Principalmente, se formos falar sobre os e-books de conteúdo técnico. Por isso, muitos leitores preferem ter acesso a um bom e-book que ficar pesquisando vários textos de blog por um assunto.

E as vantagens do e-book para quem o produz?

          Não pense que os e-books trazem vantagens só para os leitores. Se você está pensando em começar a produzir produtos nesse formato, veja alguns motivos pelos quais deveria fazê-lo:

  • O processo de produção é bem mais simples. Afinal, você vai se preocupar apenas com o básico: conteúdo, escrita, revisão, imagens, lançamento e vendas. Não precisará se preocupar com a impressão, depósito para armazenamento e afins.
  • Baixo custo de produção. Como o processo de produção de um e-book é simples, o seu custo de produção é bem baixo. E isso quer dizer que a margem de lucro pode ser bem alta.
  • Não existe preocupação em ter um estoque. Acho que uma das coisas que mais faz um autor suar frio é quando, finalmente, o livro é impresso. E, logo depois, começam a chegar as caixas cheias de material. Então, ele deve se preocupar com o armazenamento, a distribuição e muito mais!
  • Facilidade na distribuição. Uma vez que o cliente fez a compra, entregar o material para ele é bem simples. A entrega pode ser feita apenas liberando o acesso do leitor à plataforma que você escolheu para armazenar o livro. Ou até mesmo por e-mail.
  • É escalável. Todas as vantagens que citamos anteriormente nos fazem perceber que o e-book é um produto escalável. Ou seja: que pode ser vendido para uma quantidade imensa de pessoas. E isso significa mais ganhos para você!

Depois de ler todas essas vantagens quanto à produção e a venda de um e-book, imagino que você se anime. Então, é hora de descobrir como colocar as mãos na massa para que você possa ganhar dinheiro com isso!

Ganhe dinheiro vendendo o seu próprio e-book!

          Existem muitas maneiras pelas quais você pode ganhar dinheiro com e-books. Você pode produzir seu próprio material, se afiliar a produtos de outras pessoas ou escrever e fazer design para terceiros. Mas, a forma mais lucrativa e mais escalável (por isso a mais recomendada) é produzir o seu.

          Pense bem: você domina algum tipo de conhecimento que pode ser útil para outras pessoas? Tem disposição para se aprofundar no assunto a fim de produzir um material bem completo? Se a resposta for sim, dê o seu primeiro passo na criação de produtos digitais fazendo um e-book.

          Você já sabe que as vantagens são inúmeras! É por isso que eu vou te explicar o passo a passo completo para que crie o seu próprio e-book. E, obviamente, possa vendê-lo e lucrar bastante com isso. Veja a seguir!

O passo a passo completo para você ganhar dinheiro produzindo o seu próprio e-book

          Siga esse passo a passo completo para que você crie o seu primeiro infoproduto e ganhe dinheiro com isso! Mesmo que você não goste de escrever ou não entenda nada de diagramação, existem soluções. Continue lendo, pois vou te explicar tudo em detalhes!

1 – Planeje

          O primeiro passo para você começar a colocar a mão na massa é fazer um brainstorming e muita pesquisa. Nesse momento, você vai anotando tudo para, depois, organizar. Para isso, é essencial que você faça a análise de alguns tópicos:

  • Qual conhecimento você já domina? Ele pode ser útil para outras pessoas? Pode transformar a vida delas para melhor?
  • Existem outras pessoas que já ganham dinheiro vendendo esse tipo de conhecimento? Como é o material dessas pessoas? Se possível, até compre o material de quem já vende sobre o assunto. Assim, você pode analisar como pode fazer algo ainda mais completo.
  • Qual é o seu nicho? Eu sei que, muitas vezes, temos a tendência de querer ser generalistas para tentar agradar mais pessoas. Mas, quanto mais específicos somos, mais conseguimos nos aprofundar no assunto. Assim, produzimos um material muito mais rico e completo.
  • Para quem você vai vender? Mais importante do que definir o seu público-alvo é que você defina a sua persona. Sim, a sua persona é aquele personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Quanto mais detalhado, mais fácil será de se comunicar com a audiência.

2 – Defina os tópicos

          Uma vez que você realizou todo o seu brainstorming e a pesquisa, é hora de organizar o conteúdo em tópicos. É nesse momento que você organizará a sequência lógica do seu material. Além disso, poderá definir quais são os assuntos mais importantes e como abordará cada um.

          Saiba que esses tópicos não precisam ser engessados. Ou seja: eles podem sofrer mudanças se houver necessidade. Mas, eles já serão capazes de nortear e facilitar o seu processo no próximo passo: a escrita. 

3 – Escreva

          É chegado o momento de desenvolver o conteúdo! Isso quer dizer que você precisa reservar momentos do seu dia para que possa se dedicar a escrever. Vou te contar uma coisa: começar a escrever não é fácil. Mas, conforme você cria uma rotina, o processo flui melhor.

          Mas você é uma pessoa que tem pavor de escrever? Tem insegurança com relação à sua escrita ou tem certeza de que não escreve bem? Isso não é um empecilho para você! Existe a opção de contratar um ghost writer para te auxiliar nesse processo.

          O ghost writer é um escritor fantasma. Ou seja: é um profissional que vai escrever para você, como se fosse você. E você vai pagá-lo para isso. Você pode encontrar ótimos profissionais especializados nisso em sites como o Workana ou 99Freelas.

          Então, basta desenvolver todo o seu material em áudio ou escrevendo do seu próprio jeito. Depois, envie para que o ghost writer faça o trabalho dele, escrevendo e lapidando a escrita para você.

          O mais importante de tudo no processo de desenvolvimento é que o material seja coerente e fácil de entender. Além disso, que esteja de acordo com as regras da língua portuguesa e seja agradável aos olhos. Ou seja: que tenha subtítulos, frases não muito longas e seja bem claro e objetivo.

4 – Inclua histórias

          Mesmo que o seu conteúdo seja mais técnico, uma excelente maneira de manter o leitor envolvido é incluir histórias. Nada melhor do que inserir um pouco de você, da sua vivência e do seu ponto de vista. Garanto que isso deixará o conteúdo ainda mais rico e único!

5 – Revise

          A revisão é essencial para que o seu e-book seja um sucesso. Não existe nada pior do que lançar um material com erros de português. Eu sei que, muitas vezes, nem é falta de conhecimento. Pelo simples fato de estarmos olhando para a mesma coisa por muito tempo, nem percebemos errinhos bobos.

Mas isso pode comprometer o seu profissionalismo. Por isso, salve o material e espere alguns dias. Depois, separe um momento para revisá-lo com atenção e corrigir o que for necessário. Desde erros de português e digitação até frases que podem ser mais bem elaboradas.

Se não tiver segurança para revisar o seu próprio texto ou não estiver com tempo para isso, pode contratar alguém. Existem vários freelancers especialistas em revisão disponíveis no mercado.

6 – Cuide das imagens e do design

          Imagens fazem com que o conteúdo seja bem mais atrativo ao público. Assim como um bom design é capaz de conquistar o leitor mesmo antes da compra. Por isso, capriche nessa parte! Principalmente na capa. Se não tem habilidade no assunto, contrate um designer para fazer para você.

          É importantíssimo que todos os elementos gráficos do seu livro estejam alinhados com o conteúdo. Afinal, são eles que irão estabelecer a comunicação não verbal com os seus clientes. Além disso, cuidar da formatação, da disposição do texto e dos elementos não verbais é muito importante.

          Pense bem: você deu o seu melhor para criar um e-book maravilhoso. Nada mais justo do que formatar o produto de maneira que ele seja agradável aos olhos dos leitores, não é? A boa experiência com a leitura começa bem antes do processo da leitura em si.

7 – Escolha como vai vender

          E-book pronto! E agora, como você vai vendê-lo? Uma ótima maneira de vender o seu material é através de plataformas especializadas na distribuição de infoprodutos. Como exemplos, temos a Hotmart, a Eduzz e a Monetizze. A utilização delas é bem simples e intuitiva.

Essas plataformas permitem uma maior facilidade na distribuição e venda do material. Dessa maneira, otimizam o seu processo e proporcionam uma melhor experiência de compra para os seus clientes. Mas, elas cobram uma porcentagem a cada item vendido.

Sabendo disso, você também pode optar pela venda “manual”. Tanto criando uma página de vendas própria, quanto realizando a venda por redes sociais, por exemplo. E, depois, enviando o e-book para o e-mail de cada comprador.

Já adianto que essa última opção é bem trabalhosa. Ainda mais se você tiver um grande volume de vendas. Por isso, as plataformas de vendas de produtos digitais são altamente recomendadas.

8 – Defina o preço

São muitas as estratégias para você definir o preço do seu e-book. Se o seu conteúdo for, realmente, muito denso e muito rico, o preço dele pode ser bem alto. Assim, você coloca o seu foco naqueles clientes que buscam soluções bem específicas e direcionadas.

Ou então, você pode optar pela estratégia de fazer um material mais barato, visando um maior volume de vendas. Uma dica especial é que você faça um preço bem mais barato para os primeiros compradores. Mas estabeleça um tempo determinado para tal.

Assim, já consegue vender um volume maior e ter feedback. Quanto mais pessoas conhecerem o seu e-book e falarem sobre ele, melhor! Passado o tempo estabelecido para o preço mais barato, é hora de aumentar o preço e continuar as vendas.

9 – Lance e divulgue

          Você pode aplicar alguma estratégia de lançamento para divulgar o seu e-book. Pode escolher alguma técnica já existente ou criar a sua própria. Para isso, invista nas redes sociais nas quais a sua audiência mais está presente.

Se comunique com o público e mostre a transformação que o seu produto proporciona. Com o intuito de aumentar ainda mais o alcance do seu conteúdo, vale investir em tráfego pago também!

Outras formas de ganhar dinheiro com e-book

Está tudo bem se você sente que, por enquanto, não tem nada que possa ensinar. Ou então, se não tem o tempo necessário para dedicar à produção de um e-book. Até mesmo se você prefere ganhar dinheiro com e-book de outra maneira: escrevendo ou cuidando do design para outra pessoa.

Existem outras maneiras válidas através das quais o trabalho com e-books pode ser bem rentável. São elas:

  • Vendendo o e-book de outra pessoa enquanto afiliado digital e recebendo uma comissão por isso;
  • Trabalhando como ghost writer, cuidando da escrita do e-book para outra pessoa;
  • Realizando a revisão de um livro digital pronto;
  • Cuidando do design e da formatação de um e-book.

Olhando para essa lista, você acha que se encaixaria melhor em alguma dessas funções para ganhar dinheiro com e-book? Se sim, preste muita atenção nos tópicos a seguir porque vou explicar cada uma delas.

1 – Ganhe dinheiro com e-books se afiliando ao produto digital de outra pessoa

          Muitas pessoas criaram livros digitais e os disponibilizaram para vendas em plataformas para afiliados. Se você olhar no site da Hormart, da Eduzz ou da Monetizze, por exemplo, encontrará e-books de diversos assuntos. Assim, poderá escolher o produto com o qual tem mais afinidade e se afiliar a ele.

          Funciona assim: você vai escolher o produto de sua preferência e solicitar a afiliação. Quando essa sua afiliação for aprovada, você receberá um link próprio de venda do e-book. A partir daí, tudo o que você tem que fazer é a divulgação do produto.

          Conforme você faz uma boa divulgação do produto e as pessoas se interessam, elas compram. Então, você recebe uma comissão a cada venda. E sabe o melhor de tudo? Você não tem que se preocupar com a entrega do produto ou com o suporte! Tudo isso é por conta do produtor.

2 – Cuide da escrita do e-book para outras pessoas, trabalhando como ghost writer

          Sabe aquelas pessoas que não têm paciência ou jeito para escrever o próprio e-book? Você pode ser a salvação da vida delas, trabalhando como ghost writer. E existem muitas pessoas experts em diversos assuntos dispostas a pagar bem por isso!

Para que você possa trabalhar escrevendo em nome de outras pessoas, é essencial que você goste de escrever. E que escreva bem. Afinal, se alguém está se dispondo a pagar pelo seu trabalho, esse alguém espera um trabalho bem-feito.

Você não tem experiência e, ainda assim, quer começar? É importante ter sinceridade sobre isso com os seus clientes. Também é válido cobrar um preço mais barato no início, enquanto você aprende fazendo. Isso é ótimo para você conseguir mais trabalhos e compor o seu portfólio.

          Não sabe onde encontrar clientes? Se cadastre nas principais plataformas de freelancers do Brasil, como a Workana, 99Freelas e Meu Redator. Todas essas plataformas são especializadas em intermediar o contato entre os freelancers e os clientes. Tenho certeza de que terão boas oportunidades!

Outra maneira de você divulgar o seu trabalho e conseguir clientes é através das redes sociais. O Linkedin é ótimo para isso. Mas você também pode usar o seu Instagram de maneira mais profissional, vendendo os seus serviços por lá. Ou até mesmo o Facebook. As opções são muitas!

3 – Faça a revisão de e-books

          Muitas pessoas até escrevem os próprios e-books. Mas, erros de português acontecem. Frases mal elaboradas também. É aí que entra o papel da pessoa que trabalha com a revisão de textos: na hora de encontrar esses errinhos. E para consertá-los ou sugerir melhorias.

          Por isso, pense bem: você domina bem a língua portuguesa? Tem pleno conhecimento de ortografia, coerência e coesão textual? Consegue fazer uma leitura cuidadosa, a fim de analisar as frases e encontrar algo que possa ser melhorado? Se sim, ofereça os seus serviços de revisão!

          Você pode até mesmo trabalhar em conjunto com uma pessoa que faz redação de conteúdo. Ou então trabalhar com os dois tipos de serviço. As melhores maneiras de conseguir clientes para ganhar dinheiro com e-books enquanto revisa conteúdo são as mesmas do item 2. Volte lá e confira!

4 – Faça o design e a formatação de e-books para outras pessoas

          Outro serviço muito buscado por quem cria e-books é o de design e formatação do material. De nada adianta um texto riquíssimo e bem escrito se o design estiver feio ou dificultando a leitura. É por esses motivos que bons profissionais de design e formatação de e-books são muito procurados!

          São esses profissionais que cuidam para que a experiência do leitor seja ainda mais agradável. Um layout harmônico, imagens que conversem com o assunto e uma boa capa são essenciais para o sucesso do e-book. Você tem experiência com isso? Acha que pode oferecer um bom serviço de design?

          Então, aposte nessa maneira de ganhar dinheiro com e-books! Uma vez que você fizer um bom serviço para uma pessoa, várias outras irão querer te contratar. Por isso, comece a divulgar o seu trabalho em plataformas de freelancers ou até mesmo em suas redes sociais!

Concluindo…

          Tudo o que você queria era saber como ganhar dinheiro com e-book? Bem, aqui nesse texto, você teve acesso a 5 maneiras de fazer isso. A primeira delas é todo o passo a passo para que você possa criar o seu próprio livro digital. E as outras consistem em ganhar dinheiro com e-books de outras pessoas.

          Seja qual for a maneira escolhida, eu tenho certeza de que você terá muito sucesso. Basta colocar em prática tudo o que foi ensinado por aqui. Se animou? Então, retorne à sua parte preferida do artigo e coloque as mãos na massa!

Compartilhe

Descubra Como Iniciar Corretamente e Obter Sucesso No Marketing Digital.

Digite seu e-mail e receba totalmente de graça meu E-BOOK "MARKETING DIGITAL Para Afiliados"

  • O que é um sistema de Afiliado;
  • Montando uma estrutura de vendas;
  • Como gerar tráfego para conversões e muito mais...
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro