Você quer ganhar dinheiro pela Internet em 2021 e ainda não conseguiu pensar em uma boa estratégia? Talvez, aprender a divulgar produtos em plataformas de gerenciamento de vendas seja uma boa opção para você. Por isso, entenda melhor sobre como vender na Braip e Eduzz.
A cada dia que passa, o mundo se torna mais digital. Esse é só um dos motivos pelos quais é essencial que você aprenda a lidar com as vendas nesse meio. Seja criando algo que você queira vender ou até mesmo vendendo produtos de outras pessoas e recebendo comissões por isso.
Se você souber como vender produtos da Braip e Eduzz, pode apostar em qualquer uma dessas duas estratégias. E, se você ainda não sabe nada sobre o assunto, não tem motivos para se preocupar! Eu estou aqui para te ensinar tudo o que você precisa saber. Se interessou? Então, leia o texto até o final!
O que são as plataformas como a Braip e a Eduzz
Como já dissemos na introdução do texto, a Braip e a Eduzz são plataformas de gerenciamento de vendas. Mas o que isso quer dizer? Uma plataforma de gerenciamento de vendas é o local onde um produtor cadastra o seu produto para a venda.
Esse produto pode ser digital ou físico. Uma vez que o produto é cadastrado dentro da plataforma, ela otimiza todo o processo de venda e distribuição. Isso facilita tanto a vida do produtor (criador do produto) quanto a vida do cliente.
Porém, por esse processo de otimização de venda, a plataforma costuma cobrar um percentual sobre cada item vendido. Esse percentual pode variar de acordo com a plataforma, com o produto e com o valor do mesmo. Mas, de uma maneira geral, gira em torno de 20%.
Outro ponto interessante sobre o funcionamento dessas plataformas é que elas permitem que outras pessoas se afiliem aos produtos. Mas, para que isso aconteça, o produtor deve autorizar a afiliação.
Quando uma pessoa se afilia ao produto, ela trabalha como afiliado digital. Isso quer dizer que ela vai divulgar o produto a fim de vendê-lo. Em troca disso, quando realizar alguma venda, ela receberá uma comissão.
Antes de seguirmos para o próximo passo, acho que vale recapitular, em detalhes, quais são as partes envolvidas nessas plataformas. Leia, resumidamente, um pouco mais sobre o papel das partes envolvidas na venda de um produto em plataformas como a Braip e a Eduzz.
Plataforma
Responsável por armazenar e gerenciar a venda dos produtos nela cadastrados. Para tal, cobra uma comissão por cada venda realizada. Presta o suporte necessário tanto aos produtores quanto aos afiliados e compradores dos produtos.
Produtor
É a pessoa que decidiu que pode transformar a vida de outros criando algum produto ou prestando algum serviço. Cabe destacar que esses produtos e serviços podem ser digitais ou físicos. O produtor pode optar por permitir que afiliados se cadastrem e divulguem os seus produtos ou não.
Afiliado
O afiliado digital é a pessoa que resolve se afiliar ao produto de uma outra pessoa e divulgá-lo. Uma vez que se afilia, recebe um link próprio de divulgação do produto. Para cada venda realizada com esse link de afiliado, ele receberá uma comissão.
Cabe destacar que nem todos os produtos disponíveis nas plataformas permitem afiliação. Alguns produtores optam por, simplesmente, não autorizar a afiliação. Enquanto alguns produtos têm a afiliação limitada (ou seja, permitem só um pequeno número de afiliados). Mas existem produtos de afiliação livre.
Quais produtos podem ser vendidos?
Dependendo da plataforma, ela irá permitir somente a venda de produtos digitais ou também a venda de produtos físicos. Como você já pode imaginar, os produtos digitais são aqueles vendidos e consumidos online. E os produtos físicos são vendidos online, mas precisam chegar, fisicamente, até o comprador.
Exemplos de produtos digitais
- E-books;
- Cursos;
- Podcasts;
- Webinários;
- Audiolivros;
- Desafios;
- Pacotes de artes de Canva;
- Planners online ou para impressão em casa;
- Planilhas;
- Consultorias.
Exemplos de produtos físicos
- Suplementos;
- Cosméticos e outros itens de beleza;
- Livros;
- Planners;
- Itens de decoração.
Quer saber como vender produtos da Braip e Eduzz? Conheça melhor as plataformas!
Braip
A Braip é uma plataforma que permite o gerenciamento da venda de produtos digitais e de produtos físicos. Através dela, é possível cadastrar os produtos para venda, encontrar produtos para se afiliar e realizar compras. Tudo isso de maneira prática e otimizada.
Além de ser uma plataforma com interface intuitiva, trazendo todas as informações de maneira detalhada, ela disponibiliza um aplicativo. Não importa se você for produtor, afiliado ou comprador. Ainda poderá tirar proveito da facilidade de ter tudo o que precisa na palma de suas mãos.
O passo a passo para cadastrar-se como produtor
Você é uma pessoa que tem algo a ensinar? Ou que sabe que pode criar um produto que vai transformar a vida de alguém para melhor? Então, você pode se cadastrar como produtor na Braip. Criar a sua conta é simples e o cadastro é bem intuitivo. Veja só:
Criando a sua conta na Braip enquanto produtor
O primeiro passo para se cadastrar enquanto produtor na Braip é acessar braip.com. É bem provável que seja solicitada uma verificação para conferir se você é mesmo humano ou não. Sim, daquelas de selecionar as caixas com as figuras indicadas.
Feito isso, você será redirecionado à página inicial do site. Então, é só aproveitar para ler e conhecer um pouco mais sobre a Braip. Logo na página inicial, você encontrará um botão escrito “Criar minha conta grátis”. Clique nele. Então, você irá se deparar com um pequeno formulário.
Nesse formulário, é hora de selecionar o que busca na Braip. Como o seu intuito é cadastrar seus próprios produtos para vendas, selecione “Quero vender meu produto”.
Será aberta outra página para que você crie a sua conta. Preencha todos os dados necessários para o seu cadastro e clique em “Cadastrar”. Logo depois, serão solicitados dados adicionais no seu cadastro, para que você possa vender os seus produtos.
Tenha em mãos algum documento de identificação para que possa finalizar essa fase. Você precisará preencher com os seus dados, adicionar uma foto sua e uma foto do documento de identificação. Além disso, precisará preencher os dados do seu endereço também.
Feito isso, já poderá cadastrar o seu produto (se ele já estiver pronto). Para tal, basta clicar em “Produtos”, na lateral esquerda da plataforma. Depois, em “Cadastrar”. Preencha todos os dados sobre o seu produto, a venda e a entrega. Também escolha se permitirá que afiliados o divulguem ou não.
Se, mesmo com essa explicação, o cadastro na Braip ainda não está claro para você, não tem problema. A plataforma disponibiliza um vídeo explicativo sobre o seu cadastro. E também um vídeo explicativo sobre o cadastro do produto.
O passo a passo para cadastrar-se como afiliado
Você sente que ainda não é hora de criar um produto próprio? Ainda existe uma maneira de ganhar dinheiro na Braip. É só se cadastrar como afiliado de algum produto já existente. Então, você poderá divulgar esse produto e receber uma comissão a cada venda realizada. Entenda como fazer:
Criando a sua conta na Braip como afiliado
Assim como o cadastro de produtor, o processo de realizar o seu cadastro como afiliado na Braip é bem simples. O passo a passo é basicamente o mesmo: você irá acessar braip.com e realizar a verificação necessária. Depois disso, irá clicar em “Criar minha conta grátis”.
O processo começa a mudar quando você se depara com o formulário no qual deve assinalar sua intenção na Braip. Ao invés de responder “Quero vender meu produto”, assinale “Quero ganhar dinheiro vendendo produtos”.
Então, aparecerá o formulário no qual você deve preencher com todos os seus dados. Preencha o que for solicitado e clique em cadastrar. Ao visualizar a página inicial da plataforma, será solicitado que você complete o cadastro.
Você só poderá se afiliar a um produto quando o cadastro estiver completo. Então, faça isso incluindo uma foto sua, um documento oficial de identificação e endereço.
Quando o seu cadastro estiver completo, você pode clicar em “Loja” na barra lateral esquerda da tela. Fazendo isso, poderá ver quais são os produtos aos quais você pode se afiliar. Nessa parte, terá acesso aos produtos físicos e digitais aos quais pode se interessar.
Uma vez que encontrar um produto com o qual tenha afinidade o suficiente para querer vender, clique em “+ Informações”. Aqui, você terá acesso a todas as informações sobre o produto. Leia com atenção e, se optar por anunciar esse produto, clique em “Promover este produto”.
Lembre-se de que alguns produtos podem levar um tempo para analisar a sua solicitação de afiliação. Outros podem aceitá-la imediatamente. Uma vez que a sua solicitação for aceita, você terá um link próprio para a divulgação do item. É através desse link que você ganhará a sua comissão.
Para ter acesso ao seu link, você deve clicar em “Produtos”, na barra lateral esquerda. E, depois, deve clicar em “Produtos que promovo”. Nessa parte, encontrará uma lista com os produtos aos quais se afiliou e os devidos links para a divulgação.
Se, ao fim desse tópico, você ainda tem dúvidas sobre como se afiliar a um produto na Braip, não se preocupe. A plataforma disponibiliza um vídeo que pode te auxiliar nesse processo. Assista-o aqui.
Eduzz
Assim como a Braip, a Eduzz é uma plataforma que permite o gerenciamento de vendas de produtos digitais e físicos. Ela também otimiza o seu processo de vendas e de afiliação a produtos. Bem como faz com que o processo de compra do cliente seja tranquilo e agradável.
Cabe destacar que um diferencial da Eduzz é a sua humanização e o seu suporte ao produtor e ao afiliado. Ela tem o programa Elite, no qual você pode acompanhar o seu crescimento dentro da plataforma. Além disso, também pode se conectar com outras pessoas e suas histórias de crescimento.
Outro grande ponto para a Eduzz é que ela tem uma Escola de Empreendedorismo Digital, a Academia 360. Nela, você tem acesso ao conteúdo exclusivo do blog da plataforma. E mais: tem acesso a cursos online gratuitos, que te ensinarão a vender mais e melhor na Internet!
O passo a passo para cadastrar-se como produtor
Cadastrar-se como produtor da Eduzz é bem fácil e intuitivo. Por isso, me responda: você tem um conhecimento que pode compartilhar para mudar a vida de outras pessoas? Se sim, é hora de se cadastrar na plataforma e criar o seu produto para começar a vendê-lo o quanto antes!
Criando a sua conta de produtor na Eduzz
O primeiro passo para criar a sua conta enquanto produtor na Eduzz é acessar www.eduzz.com/. Essa é a página inicial da plataforma e é aqui que você poderá explorar um pouco mais sobre a mesma. Além disso, poderá conhecer um pouco mais sobre as pessoas que já a utilizam.
Se quiser saber mais sobre como funciona o papel do produtor na plataforma, há uma explicação sobre isso. Clique em “Produtores” na parte superior da página inicial e você será encaminhado para essa página.
Para se cadastrar, clique no botão “Começar Minha História”. Você será encaminhado para uma página de cadastro, na qual deverá preencher com todos os dados solicitados. Lembre-se de que um cadastro incompleto te impedirá de criar os seus produtos na plataforma.
Uma vez que o seu cadastro foi realizado, você terá acesso ao seu painel, também chamado de Órbita. Para inserir um novo produto, você vai clicar em “Produtos”, na parte superior da tela. Depois, deve clicar em “Meus produtos”. Feito isso, você terá acesso a uma página de produtos.
E poderá visualizar um botão escrito “Criar novo produto”. Clicando nele, o primeiro passo é selecionar que tipo de produto deseja criar. Depois, deve preencher com todos os dados necessários para que o produto seja cadastrado. Por último, é só clicar em “Salvar”.
Depois de salvar seu produto na plataforma, há um tempo de espera até que a venda do produto seja aprovada. Quando tiver a aprovação, você já pode começar as suas vendas ou deixar que os seus afiliados o façam.
Dica extra!
Você tem o conhecimento, sabe que outras pessoas pagariam por isso, mas ainda não sabe criar um produto digital? A Eduzz te ajuda com isso! Na Academia 360 existem dois cursos que podem te ajudar: Meu Primeiro Produto Digital e Criação de Produtos Digitais.
O primeiro te ajuda com todo o passo a passo para criar o seu primeiro produto para vendas. Enquanto isso, o segundo te ajuda a organizar as suas ideias na forma de vários produtos digitais lucrativos. Vale a pena conferir!
O passo a passo para cadastrar-se como afiliado
Não é todo mundo que sente que tem algo para ensinar ou vender dentro de uma plataforma. Mas isso não é motivo para desistir de ganhar dinheiro na Internet. Basta se cadastrar para se tornar um afiliado digital e fazer dinheiro com as comissões. Veja:
Se cadastrando na Eduzz como afiliado digital
O processo de se cadastrar na Eduzz como afiliado digital é bastante parecido com o cadastro como produtor. Na página inicial, você pode clicar em “Afiliados” na parte superior da tela e será encaminhado para essa página. Aqui, entenderá um pouco mais sobre o trabalho de afiliado dentro da plataforma.
Então, é só clicar em “Começar Minha História” para realizar o seu cadastro. Preencha com todos os dados solicitados e, logo depois, você já se encontrará no seu painel (Órbita). Para ver os produtos disponíveis para afiliação, clique em “Vitrine Select”, na parte superior da página.
Será aberta uma página na qual aparecem todos os produtos físicos e digitais disponíveis. A fim de escolher um produto com o qual você se identifique, faça uso dos filtros. E, quando encontrar o produto ao qual queira se afiliar, clique nele.
Fazendo isso, você poderá visualizar todas as informações sobre o produto. Quanto mais informações estiverem disponíveis, melhor será para que você organize a sua divulgação.
Para se afiliar, clique no botão “Solicitar Afiliação” e aguarde a confirmação. A resposta pode acontecer instantaneamente ou levar alguns dias. Uma vez que a sua afiliação for confirmada, você já pode começar a divulgação com os seus links.
Dica extra!
Para te auxiliar com as suas vendas enquanto afiliado digital, você pode contar com alguns os cursos da Academia 360. Entre os mais recomendados se encontram o Curso Primeira Venda e o Introdução ao Marketing Digital.
Os segredos para ter muitas vendas: veja dicas quentíssimas de como anunciar na Braip e Eduzz!
Agora, você já sabe como se cadastrar na Braip e na Eduzz. Também sabe as diferenças entre o cadastro de produtor e afiliado e como realizar cada um. Além disso, já tem ideia se pretende começar o seu trabalho produzindo algo ou se afiliando a um produto.
Por isso, é hora de partir para o próximo passo: entender quais são os segredos para que você tenha muitas vendas. Afinal, de nada adianta ter só o produto, né? Você deve compreender como vender na Braip e Eduzz, para que os seus produtos tenham visibilidade e sejam comprados.
1 – Tenha um bom produto
Não importa se você optou por produzir ou se afiliar a um produto. É essencial que o produto seja bom. Caso contrário, de nada adianta ter bons anúncios. O cliente irá comprar, ficará insatisfeito e você perderá a confiança dele.
Para não correr esse risco se atente a, pelo menos, quatro pontos principais para que produto seja bom:
- Um bom conteúdo, que transforme a vida das pessoas;
- Uma página de vendas clara, objetiva e intuitiva;
- Um bom suporte;
- E um bom material de divulgação.
2 – Defina o seu público-alvo e, se possível, a sua persona
Por mais que muitas pessoas digam que a definição de público-alvo e persona é balela, é importante que você os defina. Quanto mais detalhadas forem as informações do seu público, mais fácil será que você se comunique com ele. E que direcione os seus anúncios.
Ainda está na dúvida? Então imagine a situação: você é personal trainer e criou um produto de emagrecimento voltado para mulheres que tiveram bebês. Definir a sua audiência é fundamental.
Afinal, você não vai querer que os seus anúncios sejam encaminhados a homens que querer ficar musculosos. Ou a idosos que apenas querem manter a massa muscular. Você quer se comunicar e direcionar os seus anúncios para as pessoas que são suas clientes ideais. Por isso, as defina.
3 – Trabalhe o relacionamento no tráfego orgânico
O tráfego orgânico é aquele que você não paga para fazer. É o que você constrói ao longo do tempo, sendo útil para a sua audiência e criando um relacionamento. Quanto mais a sua audiência te conhecer e confiar em você, maiores são as chances de ela comprar seus produtos.
Por isso, não economize em fornecer um conteúdo gratuito de qualidade. Seja nas suas redes sociais, no seu blog ou no YouTube. Além disso, mostre um pouquinho de você, do que faz você único. É assim que você vai gerar conexão e confiança.
4 – Alavanque as vendas no tráfego pago
O tráfego pago é feito para que ainda mais pessoas tomem conhecimento de você e do seu conteúdo. Bem como dos produtos que você vende. Por isso, uma vez que achar que é hora alavancar as suas vendas, invista nessa estratégia.
Você pode utilizar o Google Ads ou o Facebook Ads para tal. Basta ter em mente quais tipos de anúncios serão mais eficazes para que você conquiste mais pessoas do seu público-alvo. Seriam anúncios de YouTube ou de Instagram? Nos Stories ou no Google? Defina isso e comece!
5 – Trabalhe o pós-venda
Mesmo depois que realizar as suas vendas, mantenha os seus clientes fiéis. Invista em um bom suporte e mantenha o contato com a sua audiência. É muito chato quando uma pessoa cria o relacionamento só quando quer vender e some. Continue em contato para gerar mais confiança e mais vendas no futuro!
Conlcuindo…
Aqui nesse texto, você aprendeu bastante sobre duas plataformas gigantes de gerenciamento de vendas online. Além de entender como se cadastrar nelas, também sabe bem como vender produtos da Braip e Eduzz. Então, comece logo a colocar em prática tudo o que aprendeu!
Deixe um comentário