Google ADS

Como terceirizar os serviços das redes sociais

Compartilhe

          Ao criar um negócio próprio é natural que, no início, façamos um pouco de tudo. Afinal, estamos aprendendo e não temos muito dinheiro para investir. Mas, ao longo do tempo, percebemos que é impossível dar conta de todas as tarefas. E temos que aprender como terceirizar os serviços das redes sociais.

          Caso contrário, conforme acumulamos atividades, terminamos não fazendo nenhuma delas bem feita. Deixamos de lado até mesmo a excelência na nossa área de expertise. E pior: tudo isso a troco de um cansaço gigante, que vai atrapalhar o crescimento do negócio.

Conta pra mim: você está sentindo que chegou a hora de contratar ajuda? Sente que, sem uma equipe adequada, o seu negócio vai ficar estacionado por um bom tempo? Então, leia esse texto até o final! Aqui, vou te ensinar como terceirizar os serviços das redes sociais.

como terceirizar serviços das redes sociais

Por que terceirizar os serviços das redes sociais?

Para ilustrar, conheça a história de Maria Júlia

          Antes de te contar quais os motivos para terceirizar as suas redes sociais, eu vou te contar uma história. É a história da Maria Júlia. Ela tem 27 anos e é professora de português. No início da pandemia, em 2020, perdeu o emprego na escola que trabalhava.

          Ao ficar em casa de quarentena e desempregada, Maria Júlia se viu obrigada a se reinventar. Depois de pensar em muitas estratégias para ter um trabalho e uma renda estando em casa, ela decidiu dar aulas online. Afinal, assim como ela, vários estudantes também se encontravam sem poder sair de casa.

          Então, ela foi montando o seu esquema de trabalho: aprendeu a usar o Zoom e o Google Meets. Também virou adepta da Google Classroom e das apresentações do Canva. E continuou fazendo o que fazia de melhor: preparando as aulas e ajudando os alunos a aprenderem português.

          Para conseguir os primeiros clientes, ela entrou em contato com algumas amigas da cidade que já trabalhavam com aulas online. Pediu para que a indicassem enquanto professora de português. Além disso, entrou em contato com algumas outras pessoas que ela sabia que poderiam precisar das aulas.

          Assim, conseguiu os seus primeiros clientes. Mas ainda não era o suficiente e o seu negócio logo estagnou. Pensando nas estratégias de crescimento, ela se deu conta de que, trabalhando online, não precisava conquistar apenas clientes que moravam perto.

Ela decidiu usar as redes sociais para expandir o seu negócio

          Ao tomar a decisão de expandir ainda mais o seu alcance, ela investiu nas redes sociais. Dessa maneira, era possível que ela compartilhasse conteúdo gratuitamente. Outras pessoas teriam acesso ao seu material e comprovariam a qualidade do seu trabalho. Assim, teriam mais confiança para contratá-la.

          Foi então que Maria Júlia pesquisou quais eram as redes sociais onde o seu público-alvo se encontrava. Criou um canal no YouTube, abriu o seu perfil do Instagram ao público e se cadastrou no TikTok.

Para o YouTube, ela gravava vídeos mais longos, de aulas mesmo. No Instagram, buscava construir o relacionamento com a audiência, reforçando sua autoridade enquanto professora. E no TikTok, criava um conteúdo mais voltado para o entretenimento, para levar essa audiência para as outras redes.

Parecia tudo perfeito, mas ela tinha que criar todo esse conteúdo enquanto continuava dando aulas. E, obviamente, o trabalho de uma professora não consiste somente em dar aulas. Ela deve se preparar, estudar, pesquisar e preparar o material antes do encontro com cada aluno.

Além disso, o conteúdo das redes sociais não aparece lá por mágica. Ela tinha que escrever roteiros, escrever legendas, gravar vídeos, tirar fotos… Isso sem contar a edição das fotos e dos vídeos, as artes de Canva, o planejamento e agendamento dos posts… Parecia que não sobrava tempo para mais nada!

Mais do que isso: além de não sobrar tempo para mais nada, parecia que nada estava bem feito. Ela dormia mal, se alimentava do jeito que dava e autocuidado passava longe. E, ao olhar para o seu trabalho, nada parecia bem feito.

Maria Júlia se encontrou com um grande problema: o acúmulo de muitas funções

Isso é muito comum e acontece com muitas pessoas que estão começando a empreender. Elas querem fazer tudo, querem aprender fazendo e terminam não fazendo nada bem feito. Nem em sua própria área de expertise. E foi isso o que aconteceu com Maria Júlia.

Ao início de cada videochamada, ela passou a ter a sensação de nunca estar devidamente preparada para a aula. Quando cada aula acabava, ela se sentia frustrada com a sensação de que poderia ter feito melhor. As redes sociais não tinham o desempenho desejado. Ela se sentia frustrada e desmotivada.

Isso, até que separou um dia para pensar em soluções. Resolveu escrever como estava se sentindo. Se questionou sobre o que separava aquela professora excelente de uns tempos atrás da pessoa que ela havia se tornado. Então, descobriu que o que mudou de lá para cá foram as redes sociais.

E agora? Ela deveria desistir de utilizar as redes sociais como ferramentas de divulgação do seu trabalho?

          Maria Júlia pensou seriamente em desistir das redes sociais. Ela estava muito cansada. Os resultados não eram os esperados em nenhuma delas. Mas, mesmo assim, ela já havia conquistado uma audiência. Já tinha um carinho pelo seu público.

Via o quanto conseguia ajudar outras pessoas com o seu conteúdo gratuito. E, realmente, as redes sociais vinham trazendo alguns resultados. Três dos seus atuais alunos a contrataram porque conheceram o seu conteúdo através do Instagram e do YouTube. E agora?

Ao conversar com uma amiga que também dava aulas online, ela descobriu que essa amiga terceirizava várias funções das redes. Ela contratava profissionais para editar os seus vídeos, fazer o design dos posts e até para gerenciar o Instagram.

Sabendo disso, Maria Júlia ficou maravilhada com a ideia! Contratando profissionais para auxiliá-la com as suas redes sociais, ela poderia mantê-las funcionando. E mais: teria tempo para se dedicar à área na qual ela, realmente, é boa: dar aulas de português.

Ao chegarmos a essa solução, já podemos imaginar que a história de Maria Júlia continua de maneira bem feliz, né? Ela conseguiu expandir as suas redes sociais, conquistou mais alunos e ainda gerou empregos. Agora, com a sua equipe, está a caminho de gravar um curso online!

O que nós temos a aprender com o fato de Maria Júlia ter decidido terceirizar os serviços das redes sociais?

          O que a história de Maria Júlia tem para ensinar é que é impossível dar conta de todas as tarefas. E está tudo bem. Somos todos humanos e temos as nossas limitações. Por isso, temos que aprender a reconhecer o momento certo de terceirizar algumas atividades.

          Fazendo isso, nos damos espaço para focar na nossa área de expertise. Além disso, geramos empregos para pessoas que, realmente, sabem atuar nas áreas que não somos tão bons. Assim, o nosso negócio fica mais profissional e tem mais chances de crescer. Terceirizar serviços é um investimento!

Como saber se é hora de terceirizar os serviços das redes sociais?

Ao ler a história acima, é provável que você tenha uma noção de como identificar o momento de delegar funções. Mas, para que não restem dúvidas, segue uma listinha para você conferir. Veja:

  1. Você sente uma sobrecarga muito grande para dar conta de realizar o seu trabalho e cuidar das redes sociais?
  2. Tem a impressão de que nenhuma das funções desempenhadas por você tem sido bem feita?
  3. Mesmo a sua função de excelência não tem sido bem desempenhada?
  4. Claramente, você percebe que executa mal alguns tipos de trabalho?
  5. Não te sobra tempo para os seus cuidados pessoais e lazer?
  6. O seu negócio parece estagnado?
  7. Suas redes sociais não refletem o seu profissionalismo?
  8. Você já tem um bom retorno financeiro, que te permite contratar pessoas para trabalharem com você?

Bem, se você respondeu “sim” para uma ou mais dessas perguntas, saiba que é hora de considerar começar a delegar. Assim, você conseguirá manter o seu foco no que faz de melhor, desempenhando um excelente trabalho.

Além disso, vai permitir que as suas redes sociais fiquem ainda mais profissionais. Dessa maneira, elas comunicarão o que você deseja que elas comuniquem. O seu tempo será otimizado e você verá que terceirizar funções é um investimento excelente. Logo, ele se paga!

Agora, me conta: você já está considerando contratar algum profissional para fazer algo que você sabe que não exerce bem? Veja a seguir quais são os profissionais que você pode contratar!

Quais são os profissionais que você pode contratar na hora de terceirizar os serviços das redes sociais?

          Antes de sair buscando a contratação de pessoas, é importante que você tenha em mente quais serviços pode contratar. Por isso, vou te explicar, brevemente, quais são os profissionais que podem trabalhar nas redes sociais e as suas funções.

1 – Designer

          Os profissionais de design estão entre os mais solicitados para os trabalhos nas redes sociais. Afinal, nem somente de fotos vive o Instagram, não é mesmo? O designer é o profissional que vai te ajudar com todo o seu branding. Além disso, vai alinhar toda sua identidade visual ao que você deseja comunicar.

          Um profissional dessa área é responsável por aqueles posts gráficos no Instagram e no Facebook. Ele também pode cuidar do layout de um blog, de e-books e outros matérias que você possa criar. Além disso, pode ser o responsável pela criação de logos e de capas de vídeos, por exemplo.

2 – Redator

          O redator é o profissional responsável pela escrita. É ele quem criará os textos de blogs, roteiros de vídeos e legendas de redes sociais. Esse profissional pode até mesmo trabalhar escrevendo e-books para você, como ghost writer (escritor fantasma).

          Um grande ponto para o redator de conteúdo é se ele domina técnicas de SEO (search engine optimization). Com esse conhecimento, ele produzirá um texto otimizado, para que fique bem posicionado no Google. Um bônus extra para esse profissional é se ele domina técnicas de copywriting.

3 – Copywriter

          Você sabe o que é um copywriter? Ele é aquele profissional que domina técnicas de escrita persuasiva. Ou seja: que escreve de maneira que convence o leitor a realizar ações desejadas. Essas ações podem ser se cadastrar em uma newsletter ou comprar um produto.

          Para tal, é essencial que esses profissionais dominem um conjunto de técnicas a fim de produzir resultados. Muitos redatores podem ter conhecimento de copywriting e trabalhar com isso. Mas, existem profissionais especialistas nessa área, que podem trazer um excelente retorno!

4 – Revisor

          Muitas vezes, um redator também trabalha como revisor de conteúdo. Mas, existem profissionais que são especialistas em revisão. Você trabalha produzindo o seu próprio material escrito ou com um grande volume desse tipo de material? Então vale a pena contratar um revisor!

          É esse profissional que vai te salvar de distribuir um material com erros e frases mal elaboradas. Saiba que deixar passar alguns errinhos bobos ou até mesmo um material difícil de compreender compromete a sua imagem profissional.

5 – Fotógrafo

          Muitas pessoas não dão ao devido valor às maravilhas que um fotógrafo pode fazer pelas suas redes sociais. Eu sei que muitas pessoas têm um bom celular ou até uma boa câmera. E que até sabem fotografar bem. Mas, contratar o trabalho de um profissional da área é maravilhoso.

          Ele conseguirá fazer com que as suas fotos e o seu material transmitam muito mais profissionalismo. Mesmo que essa não seja a sua primeira escolha de terceirização de serviço, mantenha a mente aberta sobre o assunto. Você verá a diferença!

6 – Videomaker

          Videomaker é o profissional que irá gravar vídeos para as suas redes sociais. Muitas vezes, ele é a pessoa que cuidará de todo o processo, desde o roteiro até a gravação e edição.

Esse também é um profissional que muitas pessoas relutam em contratar. Mas, posso te contar uma coisa? Os resultados são maravilhosos! Em uma única sessão, vocês podem fazer pequenos vídeos para alimentar as suas redes sociais por meses.

7 – Editor de vídeos

          Muitas pessoas optam por gravar os vídeos sozinhas em casa. Mas, o momento de editar é sofrido. São muitos programas, muitos comandos e, qualquer movimento em falso, pode estragar um trabalho de horas. Melhor deixar para quem entende de verdade do assunto, não é?

          Um editor de vídeos é o profissional que vai transformar o material que você gravou em casa. Ele te dará as dicas para que você grave bons vídeos e os transformará em vídeos profissionais. A sua audiência agradece!

8 – Social media

          Social media é o profissional responsável por gerar conteúdo para as suas redes sociais. É essa a pessoa que irá pesquisar quais são os assuntos mais buscados sobre o seu nicho. Além disso, irá montar uma linha editorial baseada em uma estratégia e fará o gerenciamento das postagens.

          É possível que um social media cuide de mais de uma rede social ou que se especialize em uma só. Esse profissional pode cuidar de criar os posts, escrevendo-os e até mesmo fazendo o design. Ou trabalhar em conjunto com outros profissionais para tal.

          Contratando um bom social media, as suas redes sociais ficarão bem mais elaboradas. Serão montadas estratégias específicas de acordo com os seus objetivos e tudo isso será analisado e monitorado. Dessa maneira, os resultados podem ser mensurados e novas estratégias podem ser traçadas.

9 – Gestor de tráfego pago

          Existem dois tipos de tráfegos para redes sociais: o orgânico e o pago. O tráfego orgânico é aquele no qual você investe somente o seu tempo. Você produz bons conteúdos para que eles tenham um bom desempenho e alcancem cada vez mais pessoas.

Já o tráfego pago consiste nos patrocinados e propagandas que aparecem nas redes sociais e até mesmo no Google. Eles são utilizados a fim de alavancar o seu alcance. Para isso, é necessário um investimento monetário.

E é disso que o gestor de tráfego pago cuida: das suas propagandas. Ele vai direcionar os seus anúncios para as pessoas certas, a fim de que você tenha um bom retorno financeiro. Também vai analisar as métricas para que as devidas reestruturações sejam feitas.

Contratar um bom profissional de tráfego pago no momento certo pode fazer maravilhas pelo seu negócio. Por isso, vale considerar procurar profissionais dessa área em algum momento.

10 – Gestão completa das redes sociais

          Você sabia que existem agências especializadas na gestão completa das redes sociais? Nessas agências, existem profissionais de todas as áreas que já foram citadas aqui. E, conforme a sua necessidade e os seus objetivos, esses profissionais serão direcionados a trabalhar com você.

          Funciona assim: em um primeiro momento, você terá uma pessoa que vai te prestar uma consultoria. Ela conversará com você a fim de entender quais são os seus objetivos com as suas redes sociais. Assim, poderá te indicar quais são os serviços mais adequados no seu caso.

          Contratar a gestão completa de redes sociais é um grande passo e pode custar bem caro. Mas, muitas vezes, o custo-benefício é maior do que contratar vários profissionais “soltos” ao mesmo tempo. Por isso, vale fazer as contas e pensar no que mais compensa para você no momento.

Como terceirizar os serviços das redes sociais?

          Agora, você já conhece quais são os serviços que você pode contratar para as suas redes sociais. Você também já identificou que tem a necessidade de contratar um ou mais desses serviços. Por isso, vou te explicar todo o passo a passo de como fazê-lo, para que você tenha sucesso!

Primeiro passo – Defina qual é a sua área de expertise

          O primeiro passo para você contratar alguém é definir qual é a sua área de expertise. Ou seja: o que você desempenha bem e quer continuar desempenhando para que tenha ainda mais excelência? Assim, você já delimita em qual área vai focar o seu trabalho.

Segundo passo – Defina o que você precisa

          Agora que você já definiu o que sabe fazer, é hora de definir o que você precisa. Por exemplo: você precisa de alguém para montar a sua linha editorial, os seus, designs e legendas? E para a edição de vídeos, também precisa? Faça uma lista de todos os serviços que gostaria de contratar.

Terceiro passo – Se organize e defina prioridades

Se você está começando e não tem um retorno financeiro alto, talvez não consiga terceirizar tudo o que você precisa. Por isso, faça uma lista e quais são as suas prioridades de contratação.

Por exemplo: suponhamos que você precise de um editor de vídeos, um designer e um redator. De todos esses papeis, qual é o que você desempenha pior? Ou qual é o que você menos gosta? Faça uma lista das funções que você não gosta ou não sabe desempenhar. Em primeiro, deve vir a pior função.

Agora, imagine que a sua lista ficou nessa ordem:

  1. Edição de vídeos;
  2. Design;
  3. Redação.

Nesse caso, o primeiro profissional que você deve procurar para contratar é um editor de vídeos. Depois, você busca um designer e, por último, um redator. Mesmo que você só delegue uma função por enquanto, já é menos uma coisa para você fazer. Depois, você terceiriza mais.

Quarto passo – Busque os profissionais

          Existem muitas maneiras para que você encontre os profissionais perfeitos para trabalhar para você. Vou listar algumas delas e você escolhe a que sentir mais confortável para utilizar.

  • Plataformas de freelancers, como Workana, 99Freelas e Fiverr. Nessas plataformas, você encontra profissionais excelentes das mais diversas áreas. E até mesmo agências. Tudo isso com um excelente custo-benefício. Vale a pena conferir!
  • Nas próprias redes sociais. Muitos profissionais utilizam as redes sociais para divulgar os próprios produtos e serviços. Por isso, utilize o LinkedIn e até mesmo o Instagram para encontrar essas pessoas.
  • No próprio Google você pode encontrar profissionais das áreas que você precisa. Se quer contratar um designer, por exemplo, digite no buscador: “contratar designer”. Aparecerão várias opções para você conferir.

5 – Saiba o que espera de cada profissional

          É importante que você tenha conhecimento do que esperar de cada profissional que você contratar. Assim, poderá fazer as cobranças necessárias e analisar se os resultados têm sido satisfatórios ou não.

No tópico anterior, você já encontrou uma breve explicação sobre cada função. Se sentir necessidade, se aprofunde mais no assunto. E, quando for contratar alguém, peça para que a pessoa te explique, em detalhes, quais funções ela desempenha. Assim, vocês alinham as suas expectativas.

Concluindo…

          Aqui nesse texto, você aprendeu como terceirizar os serviços das redes sociais. Sabe identificar o momento certo de começar a delegar funções e conhece qual profissional procurar para cada caso. Além disso, sabe todo o passo a passo para encontrar esses profissionais. Agora, é só fazer!

Compartilhe

Descubra Como Iniciar Corretamente e Obter Sucesso No Marketing Digital.

Digite seu e-mail e receba totalmente de graça meu E-BOOK "MARKETING DIGITAL Para Afiliados"

  • O que é um sistema de Afiliado;
  • Montando uma estrutura de vendas;
  • Como gerar tráfego para conversões e muito mais...
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro